Artista | Carlos José

Carlos José

CARLOS JOSÉ nasceu em 1946, no município de Bom Jesus, interior do Estado, mas vive em Natal há tempos. Foi seminarista, no Seminário de São Pedro. Cursou o segundo grau no Curso Clássico do Atheneu Norte Rio-grandense e concluiu sua formação acadêmica no Curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Desde muito se envolveu com a arte, não só como pintor, mas como colecionador. Lembro quando falava das suas viagens ao interior em busca de objetos, fossem eles, móveis, imagens sacras ou outras relíquias.

Foi curador da Galeria Convivar't -Coordenador do Ateliê de Artes do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), da UFRN até se aposentar. Paralelamente, continuava produzindo pinturas em cerâmica para sua loja no Centro de Turismo de Natal. Nessa época seu "galinho colorido"" se tornou o mais belo souvenir da cidade, passando a ser conhecido no mundo inteiro.

Fragmentos do texto de Iaperi Araújo que consta no catálogo da última exposição de Carlos José, na Fundação José Augusto.

"Carlos José Marques de Carvalho - utiliza a técnica da pintura naif retratando personagens da cultura popular do Estado, tem contribuído grandemente com o movimento das artes plásticas no Rio Grande do Norte. Sua alta sensibilidade em idear os motivos regionais, dentro de um clima tipicamente nordestino, faz ressaltar a cor pura e viva, como elementos imagináveis de sua graça e sensibilidade."