Artista | Jayr Peny

Jayr Peny

 Jayr Peny é artista de várias facetas, desenha, pinta, canta, toca, compõe, fotografa, já fez até arte em out door.  Mas sua grande paixão é a pintura. Sua produção é quase visceral, vem mesmo das entranhas seu desejo de pintar e isso se mostra quando faz três ou quatro quadros ao mesmo tempo. Nascido em dezembro de 1965, em Natal(RN), logo muito cedo, incentivado pelos seus pais, desejou ser artista plástico para poder mostrar aos outros a sua forma de ver as coisas e o mundo.

Iniciou então a sua carreira como Artista Plástico profissional em 1981, sua formação inclui; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Pintura) e Escola de Artes Plásticas Atelier Central (Desenho Artístico). Em Natal, realizou uma vasta Obra, sendo reconhecido pela crítica especializada como um dos Artistas mais coerentes com a sua Arte, Jayr Peny é sócio-fundador da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais do Rio Grande do Norte e detentor da Grande Medalha de Prata da Sociedade Brasileira de Belas Artes no Rio de Janeiro.

Considera-se um “figurativista remanescente”, ao longo de sua carreira já realizou 44 exposições individuais nomeadamente em Portugal, Brasil, França e Estados Unidos da América. Jayr Peny é membro efetivo da “Associação Artistas de França” pertencente ao “Comité Europeu de Belas-Artes e Academia Cultural Internacional de Artes Plásticas”, com sede em Saint-Etienne, França; da “Sociedade Nacional de Belas Artes “ com sede em Lisboa; da Cooperativa Árvore no Porto, da Federação Internacional dos Artistas Plásticos com sede em Barcelona, Espanha.