Artista | Rodrigues Lima

Rodrigues Lima

Naturalidade: Itatuba-PB

Formação artístico-educacional: Formado em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Atividades artístico-culturais: Artista Plástico, pintor, cantor e paisagista.

José Iremar Rodrigues Gomes, no cenário das artes plásticas paraibanas é conhecido como Rodrigues Lima. Ele foi alfabetizado pela mãe, produziu suas primeiras obras ainda criança. Atua profissionalmente desde 1994 e já realizou diversas exposições individuais e coletivas em várias cidades do Brasil, com premiações em salões e festivais.  “O Narrador das Lonjuras”, como ficou conhecido por ocasião de uma exposição realizada em 2004, Rodrigues Lima tem se empenhado em elevar a identidade nordestina através de paisagens representativas, seja na percepção da cidade, seja nas representações da natureza.

Na infância, construiu um olhar diferenciado, registrando imagens de rios, plantas, frutas, árvores, pássaros e céus encantados de sua cidade natal. Suas telas expressam um mundo onde tudo parece real, fruto da paisagem que, no dizer de Madalena Zaccara, doutora em História da Arte, se transforma em “imagem comovente de um Brasil que poucos conhecem, estranho aos cartões postais, cujos registros não são enciclopédicos, mas existenciais”.

Suas telas apresentam um estilo realista que às vezes mergulha no surrealismo, representando um universo ancestral de frutos, árvores e nuvens de diferentes tonalidades. Seus trabalhos já foram expostos várias vezes na UFPB, em bancos e hotéis de João Pessoa, Fortaleza- CE, Natal- RN e em Lisboa – Portugal. Sua primeira exposição aconteceu em 1992 no Centro Cultural dos Jovens em Campina Grande.